Como identificar e-mails falsos

Vamos identificar abaixo, algumas características de e-mails falsos. Para te ajudar a evitar a instalação de vírus em sua máquina. Lembrando que é sempre bom ter um antivírus instalado e atualizado.

1 – SPAM

O primeiro item a se observar é se o e-mail foi classificado como SPAM. Na maioria dos casos, realmente são. E se não é algo que estava esperando, melhorar ignorar.

E-mail classificado como SPAM.

2 – REMETENTE

Devemos observar também, em detalhes de quem enviou, se o e-mail do remetente confere com quem ele se diz ser. No nosso exemplo, um e-mail do Itaucard utilizando um endereço de e-mail totalmente incompatível.

Remetente não confere

3 – ASSUNTO

O assunto é outro fator muito importante, geralmente são chamativos, contém “PEDIDOS“, “ENTREGAS” ou ainda “REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS“. E na maioria dos casos, com um código aleatório ao lado, para tentar enganar o sistema de SPAM dos e-mails, como número do pedido ou código de protocolo.

Assunto chamativo com código aleatório.

4 – LINK PARA DOWNLOAD

Costumam vir sempre com um link para download ao invés de um anexo, não eliminando a hipótese de um e-mail falso vir com vírus em anexo. Pois como estão sempre trocando o vírus de lugar, colocam um link coringa que irá redirecionar para o local ativo do vírus. Quando paramos o mouse sob o link (sem clicar), o navegador nos mostra para onde será redirecionado. E podemos ver que é diferente do que está na mensagem, mais um indicador. No nosso exemplo http://13.85.28_221 (não abra esse link).

Link indicado não confere com o real.

Esses são alguns passos básicos para identificar um e-mail falso. A partir de agora, vamos fazer uma análise mais aprofundada, não recomendada para usuários inexperientes. Pois o link pode conter outras maneiras de capturar suas informações, não só através da execução de vírus. Para prosseguir e ver onde o link irá nos levar, vou utilizar um navegador sem nenhuma informação minha salva, para evitar o roubo de cookies.

Bom na data que tentei acessar o link já não se encontra mais disponível.

Site já foi removido do ar.

Se mesmo após analisar esses fatores, ainda estiver com dúvidas é melhor não abrir o e-mail. Porque se gera tantas dúvidas, melhor não arriscar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.